Papa nomeia duas mulheres para cargos no Vaticano
O Papa Francisco nomeou duas mulheres para ocupar cargos que antes eram restritos a homens no Vaticano, fato que dá as mulheres mais autonomia na Santa Se
A ex-diretora do Serviço Nacional para a Evangelização da Juventude e das Vocações da Conferência dos Bispos da França, Nathalie Becquart, agora é subsecretária do Sínodo dos Bispos. Ela será responsável por preparar os encontros dia prelados. Ela inclusive terá o direito de votar em assembléias.
O Pontifice também nomeou a magistrada italiana Catia Summaria, como a primeira mulher Promotora de Justiça no Tribunal de Apelações do Vaticano.
O fato é que Nathalie Becquart, tem 52 anos e é relativamente jovem para os padrões do Vaticano, dividirá as responsabilidades do cargo com o Padre Luis Marín de San Martín, até agora Assistente Geral da Ordem de Santo Agostinho.
A decisão do Santo Padre é resultado de uma
petição com mais de 10.000 assinaturas, durante um sínodo em 2018, exigindo que as mulheres pudessem votar.
As mulheres sempre participaram como observadoras e consultoras em sínodos anteriores, e apenas os padres sinodais , incluindo bispos e representantes masculinos especialmente nomeados ou eleitos, podiam votar os documentos finais enviados ao papa.
O secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, disse " uma porta foi aberta. Veremos que outros passos podem ser dados no futuro".
Foto: Divulgação Vaticano
Nathalie Becquart poderá votar nos Sinodos

Comentários
Postar um comentário