Campanha da Fraternidade será aberta dia 17

 Desde que foi implantada no Brasil pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 1964 a nível nacional,  a Campanha da Fraternidade tem objetivo de despertar a solidariedade da sociedade em relação a um problema concreto que envolve o povo brasileiro, buscando caminhos de solução.

Tudo começou no ano de 1961, quando  três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962 , em Natal (RN).  No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste, realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja no País.


Em seu início, teve destacada atuação o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Caritas Brasileira, que fora fundada no Brasil em 1957. Na época, o responsável pelo Secretariado de Ação Social era Dom Eugênio de Araújo Sales, e por isso, Presidente da Caritas Brasileira. O fato de ser Administrador Apostólico de Natal explica que a Campanha tenha iniciado naquela circunscrição eclesiástica e em todo o Rio Grande do Norte.


Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade, bem como o Plano Pastoral de Emergência e o Plano de Pastoral de Conjunto, ou seja, para o desencadeamento da Pastoral Orgânica e outras iniciativas de renovação eclesial.

Em 20 de dezembro de 1964,  os Bispos aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma. Em 1965,  tanto Caritas quanto Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional de Ação Social, foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB passou a assumir a CF.


A história do desenvolvimento da Campanha da Fraternidade seguiu-se dentro de algumas fases que se confundem também com a História da Igreja Católica e com a História recente da sociedade brasileira, isto é:
1* fase: em busca da renovação interna da Igreja  e renovação do Cristão de 1964 a 1972
2* fase: a igreja se preocupar com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo a  justiça de 1973 a 1984
3* fase: a Igreja volta-se  para situações existenciais do povo brasileiro de 1985  até a atualidade.


2021
Neste ano de 2021 a campanha terá como tema " Fraternidade e diálogo: compromisso de amor" e o lema " “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade", extraído da Carta aos Efésios, 2, 14.

O cartaz representa uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último,  todos formam uma unidade e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perder o compasso. A ciranda lembra uma canção muito comum em nossas comunidades, ‘baião das comunidades’ do cantor e compositor Zé Vicente.

A abertura será dia 17, quarta feira após o carnaval, quando Sua Santidade o Papa Francisco através de cadeia de rádio e televisão enviará mensagem.

ECUMENISMO
Em 2021 ela será ecumênica, pela quinta vez, isto e desenvolvida com as seis Igrejas cristãs que integran o CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, composto pela: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil. Ainda estarão participando o  - CESEEP - Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e a Igreja Betesda como Igreja convidada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata