Música sertaneja é raiz
A música sertaneja é dos mais antigos gêneros musicais do Brasil, surgiu a partir de 1910, por compositores urbanos, rurais, e outros chamada genericamente de modas e emboladas, cujo som da viola é predominante.
Foi através da música sertaneja que o país ganhou notoriedade internacional, nas décadas 40, 50, 60, 70, revelando grandes nomes, mesmo com o avanço da Bossa Nova e a Jovem Guarda.
E assim surgiram: Alvarenga e Ranchinho, Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Tião Carreiro e Parreirinho, Belmonte e Amarai, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Leo, Cascatinha e Inhana, Pena Branca e Xavantinho, Léo Canhoto e Robertinho, Jararaca e Ratinho, Torres e Florêncio, Vieira e Vieirinha. E não podemos esquecer de Mazaropi, Irmãs Castro, Cornélio Pires, Irmãs Galvão,. Trio Parada Dura, Inezita Barroso.
Na segunda fase, na década de 80 surgiu uma nova plêiade de duplas sertanejas, que dignificaram ainda mais, esse gênero musical, e assim nasceram: Xitaozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo,
Chrystian e Ralf, Zé Mulato e Cassiano, Edson e Hudson, Fernando e Sorocaba, Teodoro e Sampaio, Simone e Simaria, Bruno e Marrone, João Paulo e Daniel.
O clima de amizade, cortesia, parceria, sempre foi uma constante, entre todas as duplas, inclusive com parcerias em shows, televisão, rádio e até gravações de discos.
Recentemente, apareceu um novo genero denominado "Sertanejo Universitário", quer revelouZé Neto e Cristiano, Guilherme e Benuto, Jorge e Matheus, Henrique e Juliano, Maiara e Maraísa, Simone e Simaria, João Neto e Frederico,Gustavo Lima, Luan Santana, Michel Telo.
Mas, jamais suplantarao o sertanejo antigo, de raiz. E por que? Porque o ritmo da verdadeira música sertaneja usa violão, viola, pandeiro, acordeon, triângulo, entre outros instrumentos, enquanto o sertanejo universitário não passa de um ritmo barulhento, sem persistência.
Temos que mencionar também os jornalistas e compositores: Moraes Sarmento, Zé Betio, Inezita Barroso (in memoriam) e Rolando Boldrin, Luiz Rocha, que ainda estão aí, levantando a bandeira da música raíz


Comentários
Postar um comentário