Papa Francisco nomeia novo Bispo de Teresina


 O Papa Francisco, acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho e nomeou, Dom Juarez de Souza da Silva, até então bispo de Parnaíba (PI), como o oitavo arcebispo de Teresina (PI).

O novo Bispo 

Dom Juarez Sousa da Silva nasceu em Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí (PI), em 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva.

Cursou o ensino fundamental nas escolas Olímpio e Gervásio Costa, em sua terra natal, e o ensino médio no Curso Técnico Tradutor e Intérprete no seminário da Assunção, em Jacarezinho (PR); fez bacharelado em Filosofia e Teologia no seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI);  é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ele foi ordenado Presbítero em 19 de março de 1994, na matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras (PI). Sagrou-se bispo, em 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras (PI), onde  exerceu seu ministério episcopal, até ser transferido para a diocese de Parnaíba, como bispo coadjutor. Em 6 de janeiro de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Parnaíba (PI), transferindo-o da sede episcopal de Oeiras (PI). Em  24 de agosto do mesmo ano devido a acolhida da renúncia de dom Alfredo Schaffler. O  bispo assumiu como seu lema episcopal: Ut vitam habeant, “Para que tenham vida” (Jo 10,10), que expressa a finalidade de sua missão.

Dom Juarez exerceu as seguintes funções anteriores ao episcopado: administrador da paróquia de São José, em Alto (PI) de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do seminário maior Sagrado Coração de Jesus de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI) de 2002 a 2008; Professor de História da Igreja e Patrística de 1998 e de 2002 a 2007. Foi membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Bispo referencial da Comissão Nacional de Presbíteros no período de 2016 a 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata