Bento XVI será seputado de madrugada
O Papa Emérito Bento XVI será seputado nesta quinta feira, 05 de janeiro em cerimônia solene até será presidida pelo.Papa Francisco. Nascido Joseph Aloisiys Ratzinger, em Marktl am Inn, Alemanha em 16 de abril de 1927, morreu em 31 de dezembro de 2022. Exerceu o Pontificado de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro 2013, quando oficializou a sua abdicação, sendo substituído por Francisco em 13 de março de 2013.
Dominava pelo menos sete idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e português. Lia grego antigo e hebraico. Foi membro de várias academias científicas da Europa como a francesa Académie des sciences morales et politiques e recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades, entre elas da Universidade de Navarra; foi também cidadão honorário das comunidades de Pentling (1987), Marktl (1997), Traunstei (2006). Era pianista e tem preferências por Mozart e Bach. Foi o sétimo papa alemão desde Vitor II (segundo a procedência de Estevão VIII, de quem não se sabe se nasceu em Roma ou Alemanha). Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. O último papa com este nome fora Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922 e pontificou durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger foi o primeiro Decano do Colégio Cardinalicio, eleito Papa desde Paulo IV em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio VIII em 1829, e o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fe a alcançar o Pontificado, desde Paulo V, em 1605. Bento XVI foi o primeiro papa, desde João XXIII, a voltar a usar o camauro e comumente utilizou muleos. Também foi o primeiro pontífice a visitar um museu judaico. Renunciou em 28 de fevereiro de 2013, justificando-se em sua declaração de renuncia que as suas forças, devido à idade avançada, já não lhe permitiam exercer adequadamente o pontificado.
Mas Josef Ratzinger, recebeu muitas críticas de várias alas da Igreja que não aceitaram o método dele conduzir a Igreja Católica, principalmente sua omissão, quanto aos escândalos de pedofilia e homossexualismo presente dentro da Igreja Católica. Outro ponto de discordância com o Pontificado de Bento XVI, foram mudanças que ele introduziu que segundo essa camada, " tirou a Igreja dos pobres, acabou com a CEBs - Comunidades Eclesiais de Base e perseguiu a Teologia da Libertação, abrindo a Igreja para grupos conservadores como a RCC - Renovação Carismatica, Opus Dei, Canção Nova, Arautos do Evangelho, TFP - Tradicao Família e Propriedade". Esses grupos reclamam que ele construiu uma igreja sem trabalho social, sem caridade, apenas dogmática.
Outro ponto forte de oposição a Bento XVI vem de católicos LGBTQIA+ que relembram, que " como chefe da Igreja ele marcou uma temporada dolorosa para as pessoas queer, ele prejudicou as pessoas queer e suas famílias. Ele nos causou danos profundos.É preciso refletir sobre seu legado " afirma Marianne Duddy-Burke, (Diretora Executiva da Organização Católica LGBTQ+ - DignityUSA).
MISSA FÚNEBRE
O Papa Francisco presidirá a missa fúnebre na Praça de São Pedro. Mais de 60 mil pessoas são esperadas, entre elas delegações oficiais da Itália e Alemanha, terra natal de Bento XVI. Outros líderes, incluindo o Rei e a Rainha da Bélgica, a Rainha da Espanha, aproximadamente 13 chefes de Estado ou Governo, também participarão.
PASSO A PASSO DA CERIMÔNIA
04/01 - 19h (15h no horário de Brasília), final do velório. O corpo foi colocado num caixão f de madeira de cipreste, juntamente com vários itens papais: paramentos simbolizando seu papel como papa e bispo;
moedas e medalhas que foram cunhadas durante o seu pontificado; um tubo de chumbo com uma escritura em latim listando os pontos-chave de seu pontificado
O caixão do cipreste foi fechado diante de alguns assessores próximos, como o arcebispo Georg Ganswein, (ex-secretário de longa data de Bento XVI), e outros funcionários do mosteiro onde viveu depois de renunciar ao papado em 2013
05/01 - quinta feira
8h45 (4h45 em Brasília), os cavalheiros papais carregarão o caixão em procissão para fora da basílica e o colocarão na escadaria de frente para a Praça de São Pedro. Os fiéis rezarão o terço durante 45 minutos.
08h30 - (5h30 em Brasília).
Missa presidida pelo Papa Francisco que se sentará diante do caixão de frente para a multidão. O coro da Capela Sistina iniciará seu canto com os ritos introdutórios.
Francisco então se moverá para uma cadeira ao lado do altar e presidirá a partir daí, sentado a maior parte do tempo por causa da alimentação do joelho que o impede de ficar em pé por muito tempo. O celebrante em pé no altar será o cardeal italiano Giovanni Battista Re (Decano do Colégio dos Cardeais).
A liturgia para a missa é baseada principalmente na de um papa que morre enquanto reina, com algumas pequenas modificações, particularmente em algumas orações e leituras.
O Papa Francisco fará a homilia na missa, que será concelebrada por 120 Cardeais, 400 Bispos e 4.000 padres
No final da missa, Francisco recitará "A Comenda Final e o Adeus, " pedindo a Deus que "console a Igreja".
Uma oração incluirá petições a Deus para
Bento e Francisco
Perto do final da missa, Francisco vai aspergir o caixão com água benta e incensara o caixão
Ele dirá em latim: "Gracioso Pai, encomendamos à tua misericórdia o Papa Emérito Bento, a quem fizeste sucessor de Pedro e pastor da Igreja, um pregador destemido da tua palavra e fiel ministro dos mistérios divinos".
O coro cantará então em latim: "Que os anjos vos conduzam ao Paraíso; que os mártires venham e vos acolham e vos levem para a cidade santa, a nova e eterna Jerusalém".
Os carregadores levarão o caixão de cipreste de volta à basílica para um serviço privado no qual ele será selado e envolto em fitas.
Em seguida, ele será colocado em um caixão de zinco, que será soldado. Depois será colocado em um terceiro caixão de madeira maior.
Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011. O sepultamento será um serviço privado.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário