Uma cidade em pânico a 6 anos

Nova Friburgo é hoje uma cidade em pânico. E esse pânico já persiste a seis anos, desde a tragédia de 12 de janeiro de  2011, que devastou a cidade. É só começar chover e toda população já fica desesperada. E vejam, que nestes seis anos já passaram pelo Palácio Barão de Nova Friburgo, quatro prefeitos: Heródoto Bento de Melo,(que quando aconteceu o desastre  estava afastado por motivo de saúde), seu vice Dermeval Barbosa Moreira Neto que assumiu o problema; Sergio Xavier e Rogério Cabral.

Heródoto Bento de Mello, nada pode fazer, porque estava afastado em virtude do acidente que sofreu em sua viagem na Suíça e com certeza se ele estivesse no poder, o retrato de Nova Friburgo hoje, seria muito, mas muito diferente. 

Dermeval Barbosa Moreira, Neto, (vice de Heródoto) e Prefeito no período da tragédia, permitiu que Luiz Fernando Pezão, hoje suspeito de uma série de crimes, sentasse na cadeira número 1 e fizesse o que bem entendesse da cidade de Nova Friburgo. Inúmeras promessas, obras para inglês ver foram realizadas, maquiagem de vários locais do município, e muito roubo de dinheiro que até hoje ninguém foi punido.

O término dessa tragédia grega, foi o afastamento de Dermeval e a posse de Sérgio Xavier, então Presidente da Câmara Municipal no comando da cidade. Foram meses de muita mentira, desmoralização, perseguição politica e profissional e a cidade continuou abandonada. Aí já estamos no final de 2012. 

Essa situação toda, trouxe a Rádio Globo ao para Nova Friburgo e num programa de Roberto Canázio ao vivo na Praça Dermeval Barbosa Moreira, nossa cidade foi jogada na lama para todo Brasil e o Secretário de Comunicação da épica, não teve coagem e amor à cidade para, no mínimo, explicar, desmentir, colocar o pensamento do povo.

Rogério Cabral, assumiu no início de 2013, encontrou o kaos na Prefeitura, dívidas, obras mal feitas, bairros inteiros devastados, saúde sucateada, casas populares prometidas e não cumpridas e etc.

Mas, escolheu uma assessoria muito a quém das tradições de Nova Friburgo e está saindo do Governo, deixando muito pouco de legado, bem como, obras ainda inacabadas, não por sua culpa, mas em virtude de um sistema politico falido, que obriga Prefeitos, Governadores e até Presidentes a colocar no seu staff, pessoas sem capacitação para o cargo, por causa dos comprometimentos com partidecos que nada acrescentam.

Tivemos sorte e a mão de Deus, que nestes anos todos não choveu muito na cidade e a bagunça que está acidade, não causou grandes problemas, graças a Deus.

Estamos chegando ao final de 2016, e as previsões de chuva forte são nítidas, evidentes. Neste sábado à noite, já passamos momentos de tensão, nervosismo, medo, desespero. Bastou duas horas de chuva para rios subirem, alagamentos em vários pontos da cidade, barreiras descerem, estradas ficarem interditadas e famílias inteiras nas portas, janelas, sacadas, vigiando rios, automóveis, e etc. 

Do filme, "Sob o Dominio do Medo", a população de Nova Friburgo é o personagem principal. Até quando?  São seis anos. 72 meses de uma espera intensa, desesperadora por melhorias que ainda não aconteceram. Um verdadeiro filme de terror, mas que é real para todos nós.

Algumas imagens do desespero noturno da noite deste 12 de novembro de 2016.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata