Papa nomeia Bispo para o Brasil


Nesta quarta-feira o Papa Francisco nomeou novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Brasília. O escolhido foi Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB e Bispo da Diocese de Rio Grande (RS), que com isso, deixa a Diocese gaúcha. .

Esta é a 3ª vez que um Bispo Auxiliar de Brasília atua como Secretário-geral da CNBB, o 1º foi o Cardeal Raymundo Damasceno Assis que já era Bispo Auxiliar de Brasília  entre 1995 e 2003, o segundo o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, transferido da Prelazia de São Félix do Araguaia, quando da sua eleição, entre 2011 e 2019 na Conferência Episcopal. Dom Ricardo Hoepers junta-se aos outros três auxiliares do Cardeal Paulo Cezar Costa na Arquidiocese de Brasília: Dom José Aparecido, Dom Antonio Aparecido e Dom Denilson Geraldo. 

Nascido em 16/12/70, ingressou no Seminário Arquidiocesano de Curitiba, aos 15 anos, ordenado presbítero em 1999, cursou filosofia na UFPR, teologia no Studium na  Faculdade Claretiana ( PR). Tem especialização e mestrado em bioética, na Faculdade São Camilo (SP) e Academia Afonsiana (Roma). Ele tem mestrado em educação pela PUC/PR e doutorado em teologia moral pela academia afonsiana.  

Acumulou experiências como diretor de instituição de ensino superior em Curitiba, coordenador geral do clero, membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores. No Regional Sul 2, foi assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência. Em 2018, representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no  (STF), presidente da Comissão para a Vida e a Família. No Regional Sul 3, articulou o Observatório Regional de Bioética. 

Dom Ricardo Hoepers integra a equipe de animação nacional do sínodo 2021/2024.  Presidiu, a Comissão Especial de Bioética, Dia 25 de abril, foi eleito secretário-geral da CNBB para o quadriênio 2023-2027.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata