Pode um padre se suicidar?
Uma pergunta recorrente nos últimos meses “ um padre que vive da oração e reflexão, tem direito de tirar sua própria vida”? É bom que fique claro, um padre, assim como um pastor, um espírita é ser humano e como tal falha, comete erros. Perfeito é só Jesus Cristo.
E por que essa pergunta? Porque de janeiro de 2019 a janeiro de 2021 no Brasil 22 padre tiraram a própria vida. Padres queridos pela comunidade, religiosos com muita fé e trabalho sério, administradores perfeitos em suas funções paroquiais, mas que chegaram ao topo da desilusão e acabaram por antecipar sua páscoa.
É lamentável que estejamos presenciando estas tragédias dentro da Igreja Católica, mas ela é comum também em outros cleros, lideres religiosos se matando, por causa da depressão que toma conta de seus pensamentos
Não citaremos nomes em respeito aos falecidos, seus familiares e a própria Igreja Católica, mas ao mesmo tempo, nos assustamos com o número que vem evoluindo, e que desde 2019 não para de crescer.
O que fazer? Infelizmente, o número de suicídios permanece elevado no Brasil e no mundo, segundo o anuário brasileiro de segurança pública, em 2020 foram registrados no país 12.895 suicídios. Esses dados até entendemos, mas nos dá um nó na cabeça quando percebemos que aqueles que foram formados para nos estimular, ensinar o Evangelho, pregar paz e auto estima, acabam de maneira trágica.
Na última segunda-feira, 14 de fevereiro, vimos em toda mídia um desabafo do padre Alfredo Veiga, psicólogo, formado pela Universidade Mackenzie, com dois doutorados, um em história social pela USP e outro em psicologia social pela PC (SP) em que ele faz um apelo aos Bispos do Brasil intitulado “Súplica de um padre psicólogo aos Bispos do Brasil”,
A verdade é que o acúmulo de funções, uma Paróquia e 23 capelas, acusações infundadas, ameaças, Bispos que não pensam-nas ovelhas que fizeram, cleros desunidos, falta de apoio de dioceses, endeusamento do sacerdócio, riqueza demasiada de uns e pobreza de outros, entre outros fatores.
Na certeza da ressurreição nos resta a oração, zelo pelo nosso pároco, importância da nossa oração.
Comentários
Postar um comentário