O samba está de luto. Morreu Elza Soares
A cantora Elza Soares, morreu esta tarde em sua casa aos 91 anos, às 15h45 por causas naturais. Cantora e compositora, famosa internacionalmente, é considerada uma das maiores artistas do mundo, eleita a voz do milênio, Elza teve uma vida intensa.
Sua voz emocionou o mundo, foi uma mulher de raça, força e determinação, começou sua careira nós anos 60 e teve seu trabalho reconhecido por grandes nomes do cancioneiro internacional.
A música que a projetou foi "Se Acaso Você Chegasse" em 1959, e daí por diante foram 34 discos lançados, em vários gêneros musicais, desde o sambalanco, passando pelo samba de raiz, jazz, música eletrônica, hip hop, funk sem esquecer o samba enredo.
Mesmo depois de doente, já impossibilitada de andar,continuou cantando e quando perguntada por um jornalista se ela pretendia se aposentar respondeu, " a música é vida, estou viva, sou uma artista, não canto com as pernas, vivi para levar amor através da música, sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, parar por quê? ainda tenho voz para cantar mais alguns anos e enquanto tiver vida,cantarei para o mundo. Por que parar? Não tem por que né?" , finalizou
Seu último disco lançado foi "Planeta Fome" em 2019. Apesar de ter sido casada com Mané Garrincha, a cantora vinha duas paixões: o Flamengo e a Mocidade Independente, que inclusive a homenageou em 2020 com o enredo " Elza Deusa Soares" do carnavalesco Jack Vasconcelos.
Uma defensora das minorias principalmente os negros e chegou a dizer em entrevista " você sabe que o Brasil é o país mais racista que existe, né, mas eu não deixei que me atingisse moral nem fisicamente.
Quis Deus que Elza Soares morresse no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, no mesmo dia da morte de Garrincha há 39 anos .
RJ 22/01/20 as 18h
José Duarte
@elzasoaresoficial
@mocidadeoficial
@botafogo
@manegarrincha_
Comentários
Postar um comentário