40 anos de silêncio


 Nesta quarta, 19 de janeiro, completa-se 40 anos de silêncio, saudade, de uma voz brilhante que se calou. Naquela manhã de 19 de janeiro o mundo foi surpreendido com a morte de Elis Regina, uma das maiores cantoras brasileiras, voz limpa, competência vocal, musicalidade e presença de palco, aclamada no Brasil e no exterior.

Gaúcha de  Porto Alegre, a cantora na época com 36 anos foi encontrada morta em seu apartamento, vítima de overdose. A artista foi velada no Teatro Bandeirantes, Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e seu corpo  levado para o sepultamento em carro aberto do Corpo de Bombeiros, com  mais de 15 mil pessoas ao cemitério do Morumbi.

Uma artista completa internacionalmente,  comparada a nomes como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday. Fez sucesso estrondoso com os shows Falso Brilhante (1975/77), Transversal do Tempo (1978), inovou os espetáculos musicais no país;  uma das cantoras mais premiadas do país; aplaudida de pé no Teatro Olympia de Paris, a  mais tradicional casa de shows da França.

Foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960 e descolava-se da estética da Bossa Nova pelo uso de sua extensão vocal e de sua dramaticidade. Inicialmente, seu estilo era influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria

Em 1970 se casou com Ronaldo Boscoli com quem teve João Marcelo Boscoli; em 1973 em  casou com o pianista César Camargo Mariano e teve Pedro Camargo Mariano e Maria Rita Camargo Mariano. Se estivesse viva estaria hoje com 77 anos.

Ela gravou quatro LPs:  Viva a Brotolandia (1961), Poema de Amor (1962), Elis Regina (1963), O Bem do Amor (1963), sem grande sucesso, e acabou sendo a maior revelação do festival da TV Excelsior em 1965 quando cantou "Arrastão"  de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, que lhe garantiu inúmeros convites para programas de televisão e, pouco tempo depois, o título de primeira estrela da canção popular, quando passou a comandar, ao lado de Jair Rodrigues "O Fino da Bossa" um dois mais importantes programas de MPB.

A inesquecível Elis Regina gravou com todos os principais artistas do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata