Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura fazem bate-papo em três unidade do Sesc

Escritores Juliana Leite e Tobias Carvalho falam de suas obras nas unidades do Sesc Tijuca, Sesc São João de Meriti e Sesc Três Rios
                                            Sergio Vieira

Os dois vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2018, Tobias Carvalho (RS) e Juliana Leite (RJ, na foto), participam de um bate papo em três unidades do Sesc RJ. No dia 05/06, o Sesc Tijuca vai recebê-los às19h; na quinta-feira (06/06), o bate papo será às 10h, no Sesc São João de Meriti e o último encontro dos escritores com o público será no dia 07 de junho, às 19h, no Sesc Três Rios.

A petropolitana Juliana Leite e o gaúcho Tobias Carvalho, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2018 nas categorias Romance e Conto, falarão sobre suas obras “Entre as mãos” e “As coisas”, selecionadas entre os 1.540 livros inscritos, sendo 720 de contos e 820 romances.

"As coisas" é o primeiro livro do gaúcho de Tobias Carvalho, com personagens homossexuais em todos os seus contos, cujas histórias se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e olhares. Nos 23 textos que compõem o livro, Tobias naturaliza as relações entre homens e se dedica às particularidades que elas trazem. Inspirado em suas experiências pessoais e de amigos, ele dá voz a personagens em sua maioria jovens, que moram sozinhos pela primeira vez, vão morar com o namorado, se aventuram em paixões na faculdade e nos aplicativos de encontro. Tobias nasceu em Porto Alegre, em 1995. É estudante de Relações Internacionais na UFRGS.

"Entre as mãos" é o primeiro romance da autora Juliana Leite, mestre em Literatura Comparada pela Uerj. A história é sobre Magdalena, uma personagem que está atravessando a rua a caminho do ponto do ônibus, quando sofre um acidente que será determinante em sua vida. Ao acordar de um período de coma, ela precisará reaprender a falar e a lidar com um novo corpo, agora marcado por limitações e cicatrizes definitivas. Falando sobre a sobrevivência a partir dos olhos de uma mulher, mas também sobre a busca pela integridade no contemporâneo, "Entre as mãos" aborda o presente a partir da ancestralidade, esta força de regeneração que se impõe e persevera – ainda quando quase tudo parece faltar. Juliana Leite, nasceu em 1983, em Petrópolis, e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o Prêmio Sesc de Literatura. Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluir os autores em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc em todo o país. Mais do que oferecer uma oportunidade a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata