Em busca de uma melhor convivência no trânsito da cidade


                   Luane Moliari Magalhães

Na manhã da última quinta-feira, 23, na sede do Observatório Social de Nova Friburgo, aconteceu um encontro entre membros da diretoria do Observatório, - presidente Ivan Fernandes, além de Felipe Macedo, Aloísio Silva e Eduardo Oliveira -, da Polícia Militar, na figura do comte. do 11º Batalhão, tenente cel. Eduardo Vaz Castelano, e da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, pela presença do secretário Marques Henrique. O intuito principal foi tratar de assuntos pertinentes sobre o trânsito da cidade, vindos de reclamações e mensagens da população, principalmente no que diz respeito à maneira como muitos motoristas se comportam nesse cenário. A oportunidade marcou também a inauguração do novo espaço do Observatório, com uma sede ampla, equipe capacitada e pronta para atender as demandas da sociedade.

O presidente do OSNF começou a reunião destacando as três campanhas que buscam o apoio da PM e da SMOMU, a fim de trazer de volta a paz e boa convivência no trânsito que Nova Friburgo desfrutava melhor há uns 10 anos. A primeira trata do incômodo causado pelo barulho excessivo dos escapamentos de algumas motocicletas e do som alto de determinados carros que trafegam pela cidade. A ideia é buscar uma ação conjunta para alertar, divulgar e coibir esse tipo de prática que vem a algum tempo trazendo transtornos à população. Quanto a isso o secretário de Ordem e Mobilidade diz que não podem autuar, já que não possuem esse poder, mas que podem ajudar de alguma forma com as ações pontuais de fiscalização que a PM venha realizar. O comte. Castelano diz que já buscou informações de como autuar nesses casos e que já estão colocando em prática. Mas acredita que uma boa divulgação primeiramente, para informar sobre as limitações que existem, irá ajudar nesse sentido, bem como os próximos passos que serão dados, como as aplicações de multas e demais punições, caso a moto ou veículo seja parado em condições irregulares de acordo com a lei.

A segunda campanha visa indicar e melhorar o estacionamento de motos na cidade, pontualmente no Centro, pois muitas estão parando em local indevido, muitas vezes por falta de local próprio de parada, causando assim transtornos para os veículos estacionados, ficando sem espaço para a manobra de saída de uma vaga, ou até mesmo sem poder estacionar no espaço para tal, já que algumas motocicletas acabam parando erradamente. Para essa questão a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana já está fazendo um levantamento do número de vagas para motos, bem como o número de emplacamentos de motos em Nova Friburgo para saber se realmente há uma necessidade pontual de buscar novas vagas para estas ou como poderão trabalhar nesse sentido. O secretário Marques aproveita para informar que toda sinalização semafórica, assim como a vertical e horizontal, a partir da próxima semana, no eixo Bairro Ypú – Rua Sete de Setembro estará começando a receber as melhoras e mudanças necessárias para uma melhor fluidez e convívio no trânsito.

Outra situação apontada pelo Observatório, e já tratada com os presentes anteriormente, é sobre o desrespeito às vagas exclusivas para idosos e deficientes, que muitas vezes são utilizadas por pessoas que não possuem o direito de uso das mesmas. Pensando em chamar a atenção, inibir e até mesmo autuar se for o caso, um material está sendo produzido para ser afixado nesses veículos parados nas vagas prioritárias e sem identificação pelos próprios motoristas que não conseguirem estacionar devido o mau uso delas. O material será entregue diretamente pela SMOMU em breve àqueles que já tiverem o cartão ou que forem se cadastrar para ter o direito em usar essas vagas.

Ivan diz que com essas campanhas em prática, com cada um fazendo sua parte e com uma boa divulgação, será possível ver tão logo as melhorias.
“A parte de prevenção e orientação sendo feita pela PM, a Secretaria buscando as melhorias no trânsito, e o Observatório contribuindo com a divulgação de orientação, prevenção e esclarecimentos, e depois divulgando a repressão para desestimular as infrações, e mostrar assim que agora temos a presença do Governo, e das autoridades atuando, as mudanças vão aparecer.”, explana o presidente Ivan.

O encontro foi dado como positivo pelos presentes e em breve serão divulgados as ações pontuais para cada campanha.

Para mais informações entre em contato com o Observatório Social de Nova Friburgo, que está localizado n RJ 116, km 73, em Mury, no Centro Comercial do Bairro (ao lado do Posto Ypiranga), ou pelas redes sociais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata