A televisão perde Rolando Boldrin


 O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu hoje, aos 86 anos, na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela mulher do artista, Patrícia Maia. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein (SP), mas a causa da morte ainda não foi informada. O corpo do artista será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, mas a data e o horário ainda serão definidos pela família.

O artista nasceu em São Joaquim da Barra (SP) e desde pequeno, já tocava viola. Aos 12 anos,  começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla Boy e Formiga, bem sucedida na rádio do município.

Aos 16, incentivado por seu pai, foi para São Paulo, de carona em um caminhão e antes de Sá carreira artística, foi sapateiro, frentista, carregador, garçon e ajudante de farmacêutico Aos18 serviu o exército em Quitaúna, e nos anos seguintes, dedicou-se à atividade musical.

Ele debutou na música em 1960, participando do disco de sua futura esposa, que se tornou sua produtora, Lurdinha Pereira e lançou seu primeiro disco em 1974, pela gravadora Continental, (O Cantadô).

Ele teve grande experiência como ator na TV Tupi, ao lado denomes como Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros. O livro "A TV antes do VT mostra várias passagens de Boldrin na emissora, com  fotos das gravações antes da implantação do videoteipe. Nas décadas de 1960 e 1980, atuou em aproximadamente 30 novelas na TV Record, Tupi e Bandeiranted

Também na década de 80, apresentou os  programas Som Brasil, (Globo), Empório Brasileiro (Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Ultimamente estava no Sr. Brasil, na TV Cultura. Após atuar como Pedro Melo em O Tronco (1999), filme baseado no romance do escritor Bernardo Élis, recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília. Rolando Boldrin era casado com Patricia Maia Boldrin, produtora e cenógrafa. Foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja brasileira, onde o destaque eram as atrações, com repertório de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular. Em 2010, foi enredo da Pérola Negra em São Paulo, com o enredo " Vamos tirar o Brasil da gaveta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata