O artista e o genérico

Esse é o grande artista 

Como este assunto ainda está repercutindo na rede social, não posso, como jornalista, me calar e resolvi responder ao senhor Tony Tornado.

Para ser um grande compositor não precisa ser grande cantor e Chico Buarque de Holanda é um desses, mas com uma ressalva Chico compõe e canta bem. Foi o único brasileiro a ganhar o Prêmio Camões de Literatura.

E você, Tornado é quem? O nome já diz: Tornado (um desastre natural), que vive de lembrança de um festival maís pela sua performance ridícula porque quem não canta é você. É você o incompetente ou o desafinado musical. Além do único festival que lhe deu um prêmio, 5* lugar, o que você fez: palhaçada nos Trapalhões, ponta em algumas novelas e séries da Globo e foi encostado, mas continua recebendo, porque aquilo que é ruim, a Globo tira do ar, encosta vno almoxarifado e continua pagando, para comprar o silêncio..

Veja o Chico, obras belíssimas, conhecido internacionalmente, super premiado, enredo da maior escola de samba do planeta, escritor de livros.

Musicalidade e personalidade vocal são os principais atributos de um  cantor. Chico canta mal pra quem gosta de ressonância equilibrada, ampla tessitura no canto, voz potente, melismas, drives, vibrato e groove na voz. O canto popular permite uma gama variável de expressões vocais.

Além disso Chico tem originalidade, o discurso e a empatia que se cria com o público. O resto é apenas gosto pessoal.

É  impossível dissociar as composições de Chico Buarque do seu próprio jeito de cantar, que transcende questões técnicas

A beleza está na voz a serviço da canção e da métrica impecável da poesia cantada, e temos vários  exemplos: A Banda, Construção,
Carolina, Vai Passar, Sabiá, O Cio da Terra, Apesar de Você (que combina muito consigo) e tantas outras.

É enooooorme a distância entre você Tornado e ele. Ele é  competente na afinação.

Quando queremos ter  certeza sobre quais são as notas corretas de uma das complexas melodias compostas pelo Chico, é melhor ouvir ele mesmo cantando do que 90% dos cantores que gravam suas músicas

Nós brasileiros estamos mal acostumados com dezenas de  compositores que também são grandes cantores, de Caymmi e Dolores Duran a Caetano, Gil, Milton, Djavan, Paulinho da Viola etc.

Chico não está nesse mesmo patamar (o nome da moda), claro, mas  sua voz  está há tanto tempo com os brasileiros, nas alegrias, tristezas, vitórias e derrotas, que escutá-la é muito mais que uma experiência estética.

Se a história do Brasil dos últimos 50 anos fosse uma voz, seria a voz do Chico.

                                                                                      Esse é o genérico de artista 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata