Padre Luiz Pecci será sepultado nesta sexta-feira



Será sepultado nesta sexta-feira em Belo Horizonte o corpo do Padre Luiz Pecci, jesuíta, falecido na madrugada desta quinta-feira. Nos últimos dois anos ele estava vivendo na Residência Irmão Luciano Brandão, da Companhia de Jesus. A casa é um lugar que abriga padres jesuítas da terceira idade que não atuam mais na sociedade. Eles ficam na residência onde têm o cuidado necessário envolvendo profissionais das áreas de Psicologia, de Fisioterapia, de Fonoaudiologia, entre outros.

Padre Pecci era figura muito querida na sociedade friburguense, mas também em várias outras comunidades da Província Centro Leste do Brasil, que abrange vários estados brasileiros, já que ele trabalhou em diversos projetos da Companhia de Jesus.

Nascido em Nova Friburgo, descendente de italianos, atualmente com 92 anos, Padre Pecci foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1956, na Igreja Santo Inácio no Rio de Janeiro.

Como integrante da SJ ele foi Secretário Geral na PUC (RJ), reitor do Colégio Anchieta em Nova Friburgo, reitor do Colégio Santo Inácio (RJ), reitor do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora, reitor do Colégio São Francisco Xavier (São Paulo), orientador espiritual no Colégio Anchieta e diretor pedagógico, de pastoral no mesmo colégio. Na década de 70 teve sua maior missão, dirigir a PUC Rio, num momento em que a ditadura militar, era o maior desafio para os diretores de colégios, especialmente católicos da época.

Uma pessoa amiga, um anjo, um verdadeiro sacerdote na pura expressão da palavras. Torcedor do Fluminense, também não perdia os jogos do Friburguense no Estádio Eduardo Guinle. Era sempre procurado para aconselhamento, seja no âmbito educacional, familiar, social e religioso.  

Não tinha aluno, funcionário, professor, diretor, e até mesmo pais de alunos e amigos que um dia procuraram o Padre Pecci e receberam um não, pelo contrário, estava sempre pronto para atendera todos e não importava o horário, ele fazia questão de atender, demorasse o tempo que fosse

Conhecido por suas belas palavras e sorriso acolhedor, o Padre Pecci veio de família muito religiosa, onde desde cedo aprendeu com sua mãe a devoção à Nossa Senhora. Muito jovem, o padre se dedicou à Companhia de Jesus, onde fez todos os estudos primários, ginasial, científico, noviciado, filosofia, teologia entre outros cursos que possuía.  

Padre Pecci realizou a primeira Eucaristia no Colégio Anchieta, onde trabalhou com brilhantismo na formação educacional, pessoal e espiritual de milhares de jovens. Como Reitor do colégio, surpreendeu quando abriu espaço para as mulheres, transformando-o em escola mista.

Foi o Padre Pecci que criou a ESA – Ensino Supletivo Anchieta,  que funcionou com destaque até o final dos anos 90. Um homem carismático, Padre Pecci, fez parte do cenário educacional tendo recebido vários prêmios importantes neste setor da sociedade brasileira.  

Outro setor que o Padre Luiz Pecci sempre procurou estar sempre atento, atualizado e atento, eram as pastorais, não só do Colégio Anchieta, mas em todas as casas jesuítas que dirigiu Padre Pecci, e com isso deixou um legado de orientação e instrução correta de se fazer pastoral e uma legião de muitos amigos, que sem dúvida já estão sentindo saudades de suas palavras carinhosas.

Seu corpo está sendo velado na Casa de Saúde Irmão Luciano Brandão, onde ás 9h será celebrada missa de corpo presente e o sepultamento ocorrendo ás 10h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Prefeito mais novo do Brasil

Câmara de Nova Friburgo convoca quatro aprovados no concurso público

Palmeiras lidera conquista da Bola de Prata